segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CONTO | A VELHA DA CABAÇA


Era uma vez uma velhinha que morava sozinha num monte. E então casava-se uma filha que vivia longe dali. A filha morava talvez numa vila ou numa aldeia, mas a velhinha morava sozinha no monte. E então arranjou uma coisinha e lá vai ela ao casamento da filha. Quando chegou a certo sítio, assim mais isolado, aparece-lhe um lobo:
– Ai velhinha, eu vou-te comer!
E ela começou toda muito triste:
– Não me comas. Eu estou magrinha, tenho o estômago despejado. Agora vou ao casamento da minha filha, venho de lá com a barriguinha cheia e depois tu comes-me.
– Então está bem. Então vai lá.
A velhinha comeu e bebeu, toda muito feliz no casamento da filha
Mas antes de sair de lá contou o que lhe tinha acontecido no caminho. E várias pessoas ajudaram-na, e o que lhe fizeram? Arranjaram-lhe uma cabacinha e meteram-na lá dentro, fecharam-na e puseram a cabacinha a rodar.
Lá vem ela pelo meio de um caminho, quando, de repente, aparece o lobo e pergunta à cabacinha:
– Cabacinha, cabacinha, viste por aí uma tia velhinha?
E a velhinha respondeu lá de dentro:
– Nem velhinha, nem velhão, corre corre cabacinha, corre corre cabação.
E assim desapareceu.


Informante: Ana José Gonçalves Rações, Serpa
Recolhido em Outubro de 2007
(António Lopes, Cláudia Machado)
e Outubro de 2009 (Jorge Raposo da Mata)

Sem comentários:

Enviar um comentário