segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CONTO | PEDRO E O GIGANTE


Era um rapaz que se chamava Pedro e os Pedros, lá naquela terra tinham muito má fama, de serem assim muito turbulentos, fazerem assim muitas peças… E o gigante também não tinha boa fama, por ser muito mau para os criados, e o Pedro ia à procura de patrão, juntavam-se assim todos no mercado, perguntavam…
O gigante foi à praça consertar um rapaz e encontrou o Pedro e este disse-lhe que queria arranjar um patrão e o gigante disse que se ele se queria consertar com ele… E o Pedro disse que estava bem.
Depois foi com o gigante lá para casa dele e o gigante, à noite, punha-se a dizer à mulher o que é que iam a fazer no outro dia. Mas o Pedro como era “tamém” muito esperto e já sabia que o gigante tinha assim “tamém” muita maldade, escutava o que é que ele dizia à mulher e já se prevenia.
Uma noite o gigante disse para a mulher:
- O Pedro tem muita fama de mau, amanhã vou dizer-lhe se ele quer dar uma luta comigo, a ver qual é o que ganha.
O Pedro estava a ouvir e pensou: (…)
Assim por trás do monte havia um local onde punham o estrume e ele fez uma cova onde se escavava facilmente e põe assim umas canas e tapa. E quando o gigante lhe propôs darem uma luta, ele disse que estava bem mas tinha de ser num sítio escolhido por ele. E então foram p’ra lá, e ele fez com que o gigante ficasse daquele lado, vai com a espada tentando lutar, cai o gigante lá p’ró buraco.
Diz o gigante p’rá mulher:

- Oh, realmente diziam isto do Pedro e é verdade: então hoje fomos dar uma luta, até me meteu pelo chão abaixo. Amanhã vamos ver qual é o que é capaz de atirar a pedra mais longe.
O Pedro estava outra vez a ouvir. Os outros criados atiravam mas as pedras ficavam logo ali ao pé. Ele pegou numa perdiz e esfregou-a na terra muito esfregadinha, assim toda muito empoeirada e enquanto os outros jogavam a pedra ficava logo ali perto, ele jogou-a, desapareceu. Nunca mais a viram.
À noite o gigante dizendo outra vez à mulher:
- Ora este Pedro! Então eu mandei a ver qual era o que atirava a pedra mais longe, ele atira a dele, nunca mais a vimos. Desapareceu. Amanhã vamos espremer um seixo, a ver qual é o que o faz deitar água primeiro.
Ora os outros vá de apertarem o seixo, não deitava nada e ele arranjou um queijo fresco e conforme o apertava na mão, deitava água por todo o lado.
À noite o gigante outra vez dizendo à mulher:
Ora este Pedro, à noite em o apanhando dormindo jogo-lhe a mó do moinho p’ra cima, porque eu não dou nada feito dele! Atão quando ele faz aquilo de um seixo, espreme-o deita água por todo o lado, o que fará de mim???
À noite, assim que o apanha dormindo… Ele já se deitou noutro lado lá próximo, mas aonde não lhe pudesse cair a mó do moinho em cima.
Ao meio da noite, o gigante joga a mó do moinho p’ra baixo a ver se o apanhava e o matava, diz ele assim, assim que cai a mó do moinho cá em baixo:
- Quem é que me está cuspindo p’ra cima?
O gigante abala a correr, e vai p’ra casa e diz outra vez à mulher:

- Amanhã dou-lhe um burro carregado de dinheiro e mando-o já embora, que eu já não sei o que lhe hei-de fazer, senão ele ainda ele dá mas é cabo de mim, diziam isto dele e é verdade.
Mandou-o embora mas assim que lhe deu o burro carregado de dinheiro começou a pensar: “Ai, mas o que eu fiz! Tanto dinheiro! Eu ainda vou mas é atrás dele.
O Pedro, como era muito esperto, vê vir o gigante o que é que faz: esconde o burro assim nuns casebres e põe-se com um pé assim no ar e o boné olhando p’ró céu. E o gigante diz:
- Mas o que é que estás tu fazendo aqui? O burro que eu te “di” carregado de dinheiro?
- Ora vinha aí puxando por ele , ele já não queria andar, vinha já tão irritado, dei-lhe um pontapé, ele desapareceu por esses ares, nunca mais o vi. Estou farto de olhar e nunca mais o vi.
O gigante já não lhe disse nada, voltou p’ra trás e ele ficou com o burro carregado de dinheiro e ficou rico, por causa das ideias dele e das maldades que ele tinha.


Informante: Susete Vargas, Vale do Poço (Serpa)
Recolhido em Novembro de 2007
(António Lopes, Cláudia Machado, Sofia Amorim)

1 comentário: