segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CONTOS D'AQUI | O PROJETO

Tudo começou com a preocupação da Biblioteca Escolar em incluir nas suas actividades a tradição oral. Já há dois anos que, quinzenalmente, um dos elementos da equipa se encarrega de dinamizar uma sessão de contos tradicionais locais. Estes contos surgem de recolhas efectuadas no concelho de Serpa e têm tido crescente adesão por parte da comunidade educativa. Por mais de uma vez já passaram também pela escola outras pessoas, nomeadamente familiares de alunos, que enriqueceram esta actividade com as histórias que eles próprios sabem contar. Por outro lado, estes contos tradicionais têm vindo a ser trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa, constituindo, ainda que de forma informal, um precioso recurso educativo em sala de aula. Desta forma, não só elementos da cultura local passam a integrar as aprendizagens curriculares, como a utilização dos contos populares de tradição oral permitem a preservação destes testemunhos fundamentais da identidade da região.
Surgiu então a ideia de aproveitar esta experiência para concorrer à Candidatura de Mérito 2009 da Rede de Bibliotecas Escolares. E a nossa candidatura foi aprovada! Foi, aliás, a única em todo o Alentejo. A bem dizer, foi a única candidatura aprovada a Sul do rio Tejo. Isso deixa-nos naturalmente orgulhosos, mas cientes de que é grande a responsabilidade que pesa sobre os nossos ombros.

Um trabalho como este apenas fará sentido se for partilhado. Este projecto, com a duração de dois anos lectivos (2009-10/2010-2011), permitirá não só um envolvimento alargado da comunidade escolar, como uma efectiva interacção com a comunidade local, principalmente junto daqueles que são um testemunho vivo do seu mais precioso património – os contadores de histórias. Possibilitará ainda a integração do conto popular de tradição oral do concelho de Serpa no currículo escolar e o seu aproveitamento como recurso pedagógico em sala de aula, promovendo um leque alargado de competências e contribuindo assim para o sucesso escolar dos alunos.


Nessa medida, prevê-se a criação de vários tipos de produtos finais que, por um lado, potenciem o material recolhido e que, por outro, possibilitem a participação do maior número possível de pessoas, multiplicando, desta forma, as valências de cada um. Desta forma, proceder-se-á não só à recolha de contos junto dos contadores e ao seu registo áudio e vídeo – produtos que constituirão um arquivo vivo da memória da região – como a uma posterior transcrição e tratamento, com vista à sua utilização didáctica. Esta constitui, sem dúvida, a base de todo o projecto. A partir daqui será feita a edição de uma antologia de contos populares – que serão ilustrados pelos alunos – acompanhada de um caderno de actividades pedagógicas com fichas exploratórias sobre o material existente. Com vista à máxima divulgação das actividades efectuadas e com o intuito de sensibilizar toda a comunidade escolar e local para a importância da preservação deste património, será criado um blog e editados dois números do jornal escolar Correio da Serra, exclusivamente dedicados à temática. Pretende-se, aliás, que o blog, plataforma privilegiada de divulgação das actividades desenvolvidas, bem como de contacto e comunicação entre os seus promotores e todos os interessados, se mantenha activo para além do limite temporal do projecto. Complementarmente prosseguirá a iniciativa “Hora do Conto”, que se realiza já na escola com uma periodicidade quinzenal e com uma adesão crescente, prevendo-se a realização de duas sessões de conto, abertas à comunidade, com a presença de contadores de histórias, para que estes possam voltar a ter a importância social e o protagonismo que merecem e que, infelizmente, tem sido esquecido. Vamos ao trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário