segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CONTOS D'AQUI | APRESENTAÇÃO


No Alentejo, as histórias ocupam um lugar importante na vida e na memória da comunidade. Os contadores de histórias já quase não existem, mas ainda são recordados como figuras impar na transmissão da cultura e da identidade da região. No seu papel de guardadores das histórias da comunidade, serão talvez os maiores responsáveis pela memória do Alentejo.
Hoje, os contadores de histórias não têm a quem passar o seu legado. Quando desaparecerem, levarão consigo todo esse património. Por isso, torna-se urgente encontrar formas de o preservar. Foi com esse objectivo que nasceu o projecto “Contos d’Aqui – a Tradição Oral como Recurso Educativo”, com que a Equipa da Biblioteca Escolar concorreu à Candidatura de Mérito 2009 da Rede de Bibliotecas Escolares. Em toda a região Sul, fomos o único Agrupamento de Escolas que conseguiu ver aprovado o seu projecto. Estamos orgulhosos, mas também conscientes da nossa responsabilidade. Sem o empenhamento de toda a comunidade escolar, será muito difícil levar por diante o nosso propósito. Precisamos da colaboração de todos para as várias actividades previstas: recolha de contos, criação do respectivo arquivo audio-visual, elaboração de uma antologia e de um caderno de actividades pedagógicas, edição de dois números do jornal escolar dedicados à temática, criação de um blog para a divulgação dos contos populares de tradição oral, bem como a participação no clube “Oficina de Arte e Design”, para a ilustração, paginação, tratamento de imagem e edição dos vários materiais produzidos e nas sessões especiais da “Hora do Conto”, com a intervenção de contadores de histórias do concelho de Serpa.




Não podemos permitir que os contadores partam sem nos deixar o seu legado, demasiado fundamental para o nosso imaginário, demasiado importante para a identidade das gerações vindouras. Vamos partilhar este projecto: vamos procurar quem conta, vamos difundir esse património incontornável, vamos conhecer as circunstâncias em que estas histórias eram contadas. Vamos conhecer mais sobre a nossa comunidade. Vamos falar de nós.

1 comentário: