segunda-feira, 7 de junho de 2010

A HORA DO CONTO

Susete Vargas

Francisca Calvinho

A biblioteca da escola promove, quinzenalmente, desde o ano lectivo de 2008/2009 o espaço de narração oral tradicional, a “Hora do Conto”, dinamizado pelo professor António Lopes, a quem, este ano lectivo se juntou a professora Teresa Caldeira.
A “Hora do Conto” pretende dar um contributo real para que os nossos alunos cresçam em conformidade com as referências culturais da nossa terra, e pretende contribuir para manter vivo o conto popular da tradição oral.
A par da participação dos docentes como contadores de histórias, tem também sido possível trazer regularmente ao convívio com uma plateia de alunos, sempre muito interessados, alguns contadores tradicionais, dos poucos que ainda se encontram por cá, com o repertório que ainda lhes resta: Susete Vargas, de Vale do Poço e Francisca Calvinho, de Vila Verde de Ficalho, estando a participação desta última integrada na Semana da Leitura. Estas contadoras deliciaram a assistência, constituída por alunos dos 2º e 3º ciclos, e respectivos professores.

Fomos encontrá-los por indicação de alunos, de colegas, ou outros elementos da comunidade educativa, na sua casa, na aldeia, na vila, outros no seu recôndito monte alentejano. Ainda há quem conte. Diminuídos estão os repertórios já que a prática de contar se foi perdendo. Mas a memória privilegiada destes artesãos ainda guarda algumas pérolas que nos foi dado poder ouvir no seu ambiente próprio: a casa do contador. Foi na sequência desta actividade de recolha, inserida na actividade cultural da biblioteca da escola, e no projecto “Contos d’Aqui”, que surgiu o espaço Hora do Conto.
A magia da palavra, as viagens aos medos por vencer, ao encanto dos heróis, e ao tempo do onírico ou do riso, é já uma actividade de referência do Agrupamento de Escolas de Serpa.

Sem comentários:

Enviar um comentário